Para que a transmissão da bicicleta funcione corretamente, é fundamental lubrificar adequadamente a corrente antes de cada pedalada. Se fizermos essa operação corretamente estaremos alongando consideravelmente a vida útil da transmissão, além de também evitarmos quebras.
Cuidar da limpeza e da lubrificação da corrente da sua bicicleta é a chave para aumentar a vida útil do sistema de transmissão, melhorar a precisão nas trocas de marcha e reduzir custos a longo prazo.
E o melhor de tudo é que você pode fazer isso em casa com os materiais certos e um pouco de conhecimento básico.
Para lubrificar a corrente, você deve usar produtos específicos para ela. Atualmente, há uma infinidade de óleos e ceras disponíveis no mercado.
Evite lubrificá-lo com produtos não específicos para bicicletas, pois a única coisa que conseguiremos é atrair sujeira para a transmissão.
Uma vez que sabemos com qual produto vamos lubrificar nossa transmissão, vale a pena ler as instruções do fabricante do produto. Embora em geral possamos seguir diretrizes comuns para todos esses produtos.
O primeiro passo antes de engraxar é limpar a transmissão. Se lubrificarmos e a transmissão estiver suja, será de pouca utilidade. Portanto, é necessário limpar a corrente, o cassete, as coroas e o cassete. Se não estiver muito sujo, pode ser feito com um pano ou papel de cozinha, e se estiver muito sujo, é aconselhável usar um desengordurante.
Assim que a transmissão estiver limpa, procederemos à aplicação do óleo ou cera. Deve sempre ser aplicado na face interna da corrente, pois se fizermos na face externa estará atraindo sujeira.
É tão ruim não adicionar óleo quanto exagerar. Não adicionando mais óleo ou cera a transmissão ficará melhor lubrificada. Pelo contrário, se adicionarmos demais, a corrente atrairá muita sujeira e isso não é bom. Além disso, haverá mais chances de que a corrente se solte. Quanto à quantidade a adicionar, é preciso consultar as instruções de cada fabricante.
➥ Instruções passo a passo
Antes de começar, aqui vai um aviso oficial: limpar a corrente é um trabalho sujo. Então, coloque luvas e vamos lá!
1. Desengordure a corrente
Se você tiver uma ferramenta específica para limpeza de corrente, encha-a com desengordurante apropriado para bicicletas e posicione a ferramenta em torno da corrente de acordo com as instruções.
Depois, use a mão livre para pedalar para trás. As escovas da ferramenta vão limpar todos os cantos enquanto o desengordurante é coletado no reservatório.
2. Se não tiver uma ferramenta especial, use uma escova
Uma escova de dentes ou de unhas funciona bem. Aplique o desengordurante diretamente na escova, posicione-a sobre a parte superior da corrente e gire os pedais no sentido contrário. Repita este passo com a parte inferior da corrente, sempre escovando a seção que está abaixo do sistema de transmissão.
3. Lave com água e sabão
Enxágue para remover o excesso de desengordurante.
4. Escolha o lubrificante
Use lubrificante úmido se você pedalar em condições molhadas ou lamacentas e lubrificante seco para condições secas.
5. Lubrifique a corrente
Aplique cuidadosamente uma pequena gota de lubrificante sobre cada elo da corrente. Certifique-se de direcionar o lubrificante diretamente nos rolos.
Aplicar lubrificante na parte externa da corrente só fará com que ela acumule mais sujeira.
6. Remova o excesso de lubrificante e está pronto para pedalar!
Agora que você está treinado na arte da manutenção de correntes, fique atento a ruídos e rangidos. Esses podem ser sinais de que sua corrente precisa de atenção.
E se você pedalar regularmente, lembre-se de limpar e lubrificar sua corrente pelo menos uma vez por mês. Se você gosta de explorar trilhas e se sujar na lama, limpe-a com mais frequência. Boas pedaladas!