Temporada de 2023 teve três etapas em Minas Gerais; competição de mountain bike vale pontos para ranking mundial e Jogos Olímpicos, mas também reúne milhares de ciclistas amadores.
Após três etapas, todas em Minas Gerais, a Internacional Estrada Real Chaoyang 2023 terminou, no último final de semana. Entre os profissionais, vitórias de José Gabriel e Karen Olimpio. A competição de mountain bike passou pelas cidades de Itabirito, Ouro Branco e Arcos entre março e julho deste ano. Foram sempre três dias de provas e corridas de XCC (cross country short track), XCO (cross country olímpico) e XCM (Cross Country Maratona).
Portanto, foram nove dias de competição. No somatório dos pontos, a atleta da Audax e o ciclista da Oggi levaram a melhor. Karen praticamente "gabaritou" a competição, com sete das nove vitórias possíveis. Já José Gabriel venceu quatro, o suficiente para ser o grande campeão da temporada.
A Internacional Estrada Real Chaoyang é organizada pela Avelar Sports, e a competição contou pontos para Paris-2024, além do ranking mundial de mountain bike. Além disso, o torneio reuniu milhares de ciclistas amadores e/ou amantes do esporte. Em todas as etapas, houve muita música e opções de gastronomia.
"Foi um ano muito positivo, saldo muito bom. Agora, é começar a preparar a temporada de 2024, que também serão três cidades, com o mesmo formato deste ano, mas com novidades nas etapas", comemora Felipe Avelar, idealizador da Avelar Sports.
As três etapas
A Internacional Estrada Real Chaoyang 2023 começou em Itabirito, com as provas realizadas entre 24 e 26 de março. Nesta cidade, os campeões José Gabriel e Karen Olimpio começaram a temporada com vitória no XCC. Já no XCO, ele venceu novamente, mas Raiza Goulão ganhou entre as mulheres. Por fim, o XCM teve triunfos de Maysa Ribeiro e Luiz Miguel Honório.
Entre os dias 19 e 21 de maio, a competição passou por Ouro Branco. Na segunda etapa, Karen Olimpio venceu as provas de XCC, XCO e XCM, enquanto Henrique Avancini, José Gabriel e Luiz Miguel Honório venceram ente os homens, respectivamente.
A terceira e última etapa, em Arcos, foi disputada entre os últimos dias 28 e 30 de julho. Novamente, Karen Olimpio conquistou as três provas. Assim como aconteceu em Ouro Branco, houve três campeões diferentes no masculino: José Gabriel, Henrique Avancini e Lúcio Otávio, no XCC, XCO e XCM, nesta ordem.
"Fiquei muito feliz com o resultado. Já tinha tido um bom desempenho nas outras duas etapas e fiz o meu melhor para ganhar em Arcos também. Fico feliz por ter terminado como líder e ainda mais motivada para as outras competições", comenta Karen Olimpio.
Confira todos os resultados da temporada no site: https://internacionalestradareal.com.br/resultados/
Transmissão em tempo real
Em 2023, a Avelar Sports transmitiu todas as provas de XCC e XCO ao vivo, através do Youtube. Todas as provas podem ser vistas e revistas através dos links abaixo:
Etapa de Itabirito
XCC
XCO
Etapa de Ouro Branco
XCC
XCO
Etapa de Arcos
XCC -
XCO -
A Estrada Real
Famosa no Brasil, a Estrada Real é considerada a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro.
A cidade de Itabirito ficou famosa no Brasil por sediar eventos envolvendo bicicletas desde a década de 90. Agora passa a se tornar a primeira prova de XCO na América Latina com a Classe HC. Em 2019 a Internacional Estrada Real encerrou o campeonato na cidade batendo recorde na transmissão ao vivo das provas. Sucesso absoluto com pista, estrutura, feira e outros.
A cobertura das etapas ficará por conta da própria Avelar Sports que investiu mais um vez no melhor para o esporte, oferecendo agora a estrutura para transmitir ao vivo detalhes da competição. Estrutura inédita que ficará a disposição para locações e transmissões de diversos esportes.
Um dos destaques dos projetos que a Avelar Sports é a estrutura oferecida aos participantes, somente comparada aos melhores eventos mundiais. Para isso, a empresa continua investindo a cada temporada e em seu planejamento para os próximos anos, é se tornar referência mundial com seu projeto.
Sobre a Avelar Sports:
Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.
Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.
Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real - Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.
Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.
Entre em contato com a equipe On Board Sports:
Flávio Perez/Rafael Bortoloti
flavio@onboardsports.net | redacao@onboardsports.net
+55 11 999498035 e +55 21 986926512