A prova de ciclismo será realizada entre 1º e 4 de fevereiro de 2024. O centro base está localizado na bela e aconchegante cidade costeira de El Rompido, município de Cartaya.
Huelva, 6 de outubro de 2023. A província de Huelva é um elenco de encantos naturais, culturais e gastronómicos. Aventura, diversão, gastronomia, sol, praia, natureza e luz, como comprovam as suas mais de 3.000 horas de sol por ano. E tudo isto com um clima magnífico, como demonstram os 12 graus médios em Fevereiro, contra 6 graus no resto de Espanha.
Embora não haja desculpas para conhecer a região mais ocidental da Andaluzia, já fronteiriça com o vizinho Portugal, os fãs do mundo das bicicletas têm uma magnífica oportunidade: A Lenda dos Tartessos.
A prova internacional de mountain bike, inscrita no calendário da União Ciclística Internacional, permite que atletas amadores participem de quatro etapas ou apenas das duas últimas, junto com os principais ciclistas profissionais do mundo. A próxima edição acontecerá entre os dias 1 e 4 de fevereiro.
A prova de ciclismo terá novamente como sede a vila piscatória de El Rompido, no município de Cartaya. Um belo enclave coroado por dois faróis com vista para a Flecha de Nueva Umbría, um paraíso natural para os amantes da praia e da tranquilidade.
Nesta ocasião, a primeira etapa terá início e término em Valverde del, localidade situada no centro da província que abriga numerosos vestígios do seu passado inglês e mineiro, como o museu etnográfico Casa Direção. Vale a pena visitar as fábricas artesanais de móveis e calçados. Para os amantes da natureza, a Via Verde do Rio Tinto oferece uma paisagem única no mundo.
No dia seguinte, a prova entra na região do Andévalo, uma das grandes incógnitas e um verdadeiro leque de surpresas. O município fronteiriço de El Granado será o ponto de partida da etapa rainha de La Leyenda de Tartessos 2024. Os corredores circularão à procura do caminho natural do Guadiana até à bela vila de Sanlúcar de Guadiana e ao seu majestoso Castillo de San Marcos e, a partir de ali, rumo a Puerto la Laja, peculiar enclave que acolheu, no início do século XX, um dos mais destacados portos industriais, de onde partiam navios carregados de minérios com destino aos principais portos da Europa.
Uma das grandes novidades chega no sábado, 3 de fevereiro. A partir da capital Huelva, com diversas atividades paralelas em torno do ciclismo, os ciclistas percorrerão a zona natural de Marismas de Odiel, uma verdadeira explosão de biodiversidade que alberga dezenas de milhares de aves migratórias e muitas outras aves autóctones; os pinhais de Aljaraque, Gibraleón ou Punta Umbría para regressar à capital Huelva ao longo do idílico passeio da Ria e do cais da empresa Río Tinto, um dos grandes exemplos da passagem britânica pela capital Huelva. Vale a pena um passeio gastronómico por Huelva.
No último dia a origem será na localidade de Cartaya, que tem como maiores atrativos o castelo de Zúñiga e a sua gastronomia. Uma etapa rápida, curta e divertida que terá o verde dos pinheiros como companheiro permanente para terminar com o aroma da costa de El Rompido, a bela vila costeira com pôr do sol, gastronomia e ambientes que, por si só, justificam a visita .
E todas as etapas terão alguns exemplos da rica e variada gastronomia de Huelva, com o melhor presunto ibérico do mundo, os seus espetaculares morangos e frutos vermelhos e outras delícias para o paladar com guisados e muito mais.
Ainda há dúvidas em conhecê-la quando vier a Huelva?
Quem quiser conhecer esta prova de ciclismo e mergulhar nas profundezas de Huelva, tem mais informações em www.laleyendadetartessos.com