Conhecer as válvulas de seus pneus tem um valor significativo, considerando que esse conhecimento pode evitar que você arruine seu treino.
Como cuidar das câmaras de ar e calibrar os pneus corretamente para garantir um pedal tranquilo e eficiente.
➥ Ir para:
- Quais Tipos de Válvulas de Pneus de Bicicleta Estão Disponíveis?
- Onde as Válvulas Estão Localizadas na Minha Bicicleta?
- Por Que as Bicicletas Usam Válvulas Presta?
- É Possível Misturar Válvulas Presta e Schrader?
- Comprimentos de Válvulas
- Qual Bomba Devo Usar com Estas Válvulas?
- Vou Precisar Substituir uma Válvula?
Conhecer as válvulas de seus pneus tem um valor significativo, considerando que esse conhecimento pode evitar que você arruine seu treino.
Se você identificar uma válvula mais fina com uma ponta texturizada, esse modelo é conhecido como válvula Presta.
A maioria das bicicletas no Brasil utiliza uma válvula Schrader ou Presta. Se, ao bombear seus pneus, você encontrar uma válvula semelhante às usadas em pneus de carro, ela é chamada de válvula Schrader.
Caso você encontre uma válvula mais estreita com uma ponta texturizada, ela é conhecida como válvula Presta.
Por que diferentes bicicletas utilizam sistemas de válvulas diferentes? E como elas se comparam entre si? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre válvulas de pneus de bicicleta para continuar pedalando sem contratempos.
1. Quais Tipos de Válvulas de Pneus de Bicicleta Estão Disponíveis?
A maioria das bicicletas conta com um dos dois tipos principais de válvulas. As válvulas Schrader são as mais comuns; elas são iguais às usadas em carros e estão presentes em muitos modelos de bicicletas mais baratos.
A maioria dos pneus de bicicletas de alto desempenho utiliza válvulas Presta, projetadas especificamente para bicicletas. Veja como diferenciá-las:
Schrader: Essas válvulas são mais largas do que as válvulas Presta e geralmente têm a mesma circunferência de cima a baixo.
As válvulas Schrader (às vezes chamadas de Válvula Americana, Válvula de Automóvel ou A/V) costumam ser revestidas de borracha (quando usadas em rodas), e a parede externa é roscada para aceitar uma tampa ou o bico de uma bomba.
O pino no centro é uma válvula de retenção com mola que controla o fluxo de ar para dentro e para fora. As válvulas de retenção são projetadas para permitir o fluxo de ar em apenas uma direção; as câmaras de ar com válvula Schrader exigem pressão no pino interno para permitir a entrada de ar.
Presta: Cerca de metade da largura de uma válvula Schrader, composta totalmente de metal. Esta válvula (às vezes chamada de Válvula Francesa ou F/V) afina ligeiramente em direção ao topo, e algumas são roscadas até a base.
Um tubo com válvula Presta é aberto ao desenroscar uma porca texturizada no topo. Diferente da válvula Schrader, o sistema não usa uma válvula de retenção—ele se sela inteiramente com base na pressão na câmara ou no pneu.
Em muitas válvulas Presta, especialmente nas usadas em sistemas sem câmara, todo o núcleo é removível.
Tenha cuidado ao desenroscar a porca do tubo para não desenroscar acidentalmente todo o núcleo, o que liberaria todo o ar do pneu rapidamente.
Por fim, as pontas das válvulas Presta dobram facilmente. Aplique o bico da bomba com suavidade para fixá-lo na válvula.
Dunlop: Se você viajar para a Europa ou Ásia, pode encontrar um terceiro estilo chamado válvula Dunlop (ou Woods).
Ela se parece com uma válvula Presta mais grossa e é frequentemente usada em bicicletas urbanas.
Uma válvula Woods ou Dunlop.
Novos Tipos de Válvula: À medida que as larguras dos aros das bicicletas aumentam, os aros de carbono se tornam padrão em bicicletas de alto desempenho e mais ciclistas adotam a tecnologia de pneus sem câmara, algumas marcas de rodas e engenheiros sugeriram novos tipos de válvulas que permitem um fluxo de ar rápido e não dobram ou entopem com selante, como as válvulas Presta.
Um desses designs são as válvulas Fillmore específicas para sistemas sem câmara da Reserve.
A Reserve projetou a válvula Fillmore para uso exclusivo em pneus de bicicleta sem câmara.
2. Onde as Válvulas Estão Localizadas na Minha Bicicleta?
Você encontrará válvulas Schrader e Presta nos pneus—mais especificamente, projetando-se em direção ao cubo na parte interna do aro.
Além disso, conexões Schrader são frequentemente encontradas em sistemas de suspensão (amortecedores traseiros e garfos) e também em canotes retráteis.
Nos canotes retráteis, a conexão Schrader geralmente está embutida no interior do próprio canote.
3. Por Que as Bicicletas Usam Válvulas Presta?
As válvulas Presta foram inventadas pela mesma pessoa que fundou a Zéfal, um dos principais fabricantes de bombas para bicicletas.
Comparadas às válvulas Schrader, as válvulas Presta são mais adequadas para rodas de bicicleta por vários motivos:
- Elas requerem um furo menor no aro, o que melhora a resistência do aro.
- São mais leves, de modo que rodas de alto desempenho não precisam de contrapeso para o peso da haste a fim de girar suavemente.
- Selam firmemente apenas com a pressão do ar, sem a necessidade de uma válvula de retenção mecânica como nos sistemas Schrader (que podem entupir com detritos).
- São facilmente extensíveis com adaptadores, tornando-as ideais para aros aerodinâmicos de seção mais profunda.
➥ Os Melhores Paquímetros para Medir Pneus de Bicicleta e Tudo Mais
4. É Possível Misturar Válvulas Presta e Schrader?
Você pode colocar uma câmara específica para válvula Presta em um aro perfurado para válvulas Schrader, mas isso não é recomendável para nada além de um reparo de emergência.
As câmaras e os pneus tendem a se mover ligeiramente no aro.
No furo mais largo de uma válvula Schrader, uma Presta pode se mover o suficiente para que o aro corte a câmara na base da válvula.
Se for absolutamente necessário instalar uma câmara Presta em um aro para Schrader para chegar em casa, use a porca da válvula para fixá-la próxima ao aro.
Por outro lado, a única maneira de colocar uma câmara Schrader em um aro perfurado para válvulas Presta é alargar o furo da válvula—algo que não recomendamos, pois pode comprometer a integridade do aro.
5. Comprimentos das Válvulas
Ao instalar uma câmara (ou comprar novas), você precisa usar o comprimento de válvula apropriado para a profundidade dos aros da sua bicicleta.
A maioria das câmaras Presta possui válvulas de 40 a 48 mm de comprimento. No entanto, válvulas de até 80 mm ou 100 mm são necessárias para rodas aerodinâmicas de seção profunda.
Certifique-se de que a câmara reserva que você carrega durante os passeios tenha uma válvula longa o suficiente para se ajustar à sua roda.
Você também pode usar extensores de válvula para utilizar válvulas mais curtas em aros de seção profunda. Se usar esses extensores, tenha uma ferramenta de remoção de núcleo de válvula à mão para instalá-los.
Algumas bicicletas de baixo custo com rodas de seção profunda usam câmaras com válvulas Schrader extralongas.
Essas válvulas podem ser difíceis de encontrar em lojas de bicicletas, então, se sua bicicleta utiliza essas câmaras, certifique-se de ter peças sobressalentes disponíveis.
6. Qual Bomba Devo Usar com Estas Válvulas?
Uma bomba exclusiva para Schrader possui um pino no centro do bico para pressionar a válvula de retenção do tubo Schrader. Se você tentar colocá-la em uma câmara Presta, ela não se encaixará.
As bombas exclusivas para Presta têm uma gaxeta de borracha na cabeça (ou bico) que se ajusta firmemente à válvula Presta, mas não serve para Schrader.
Felizmente, muitas bombas de bicicleta possuem designs de cabeças duplas. Estas vêm em três tipos:
- Cabeça Dupla: Presente em algumas bombas de chão, o bico possui gaxetas separadas para válvulas Presta e Schrader.
- Cabeça Trocável: Presente em algumas bombas de quadro e mini-bombas, esta cabeça possui uma gaxeta com um orifício cônico—um lado mais estreito para Presta e um lado mais largo para Schrader. Basta desenroscar a tampa do bico, virar a gaxeta para o lado que corresponde à válvula e rosquear a tampa novamente para usar a bomba.
- Cabeça Ajustável: O tipo mais novo e conveniente, este estilo de bico se ajusta a válvulas Presta e Schrader sem a necessidade de trocar peças internas. Basta pressionar firmemente o bico na válvula, virar a alavanca para fixá-lo e começar a bombear.
Se você quiser usar uma bomba exclusiva para Schrader com válvulas Presta, adaptadores podem ser comprados na maioria das lojas de bicicletas.
Além disso, note que alguns infladores de CO2 são compatíveis apenas com válvulas Presta. Verifique se ele se ajusta à sua válvula antes de instalar o cartucho de CO2.
Você não pode usar uma bomba de pneus em um garfo de suspensão, amortecedor ou canote retrátil.
E uma bomba de suspensão (projetada para ajustar a pressão do ar em componentes de suspensão) não funciona em pneus.
As bombas de pneus geralmente não alcançam as pressões altas exigidas pela suspensão.
A suspensão de bicicleta precisa de bombas altamente precisas para ajustes finos, o que as bombas de pneus geralmente não oferecem, já que são feitas para mover grandes quantidades de ar rapidamente para um pneu.
Além disso, as bombas de suspensão são tão pequenas que levaria uma eternidade para inflar um pneu Schrader.
7. Vou Precisar Substituir uma Válvula?
A maioria das válvulas já está anexada às câmaras, então substituí-las significa trocar toda a câmara. No entanto, dois cenários podem exigir a substituição de uma válvula:
- Tubeless: Válvulas Presta para pneus sem câmara possuem uma porca texturizada com um selo na parte inferior que fixa a válvula ao aro. Se esse selo falhar e não segurar mais o ar, você pode substituir a válvula. Algumas válvulas para pneus sem câmara são específicas para o modelo de roda ou aro—certifique-se de obter a substituição correta ou a gaxeta pode não vedar adequadamente.
- Núcleos Substituíveis: Algumas válvulas Presta têm núcleos substituíveis que podem ser desenroscados. Esses núcleos são necessários para adicionar extensores de válvula em aros aerodinâmicos ou para adicionar selante de pneu (que pode entupir o núcleo da válvula se não for removido antes). Se o pneu não estiver segurando o ar ou se o selante tiver entupido o núcleo, você pode simplesmente trocá-lo por um novo. A maioria das lojas de bicicletas locais vende núcleos de reposição. Você saberá que sua válvula tem núcleos substituíveis se os lados dela tiverem pequenas seções planas bem onde a válvula começa a afinar em direção à porca superior.