Campagnolo anuncia rodas Bora WTO: otimizadas para aerodinâmica

As rodas clincher/tubeless Bora WTO têm 60mm de largura e um peso declarado de 1.530g.

Primeiramente, as rodas estão disponíveis em um conjunto de 60mm e um aro frontal de 77mm projetado para ser combinado com uma roda traseira de disco, ideal para especialistas em contrarrelógio.

Ambas carregam a nova sigla ‘WTO’, que significa ‘Wind Tunnel Optimised’ (otimizado em túnel de vento). Naturalmente, foram testadas no túnel de vento, mas, segundo a Campagnolo, o objetivo não é alcançar os melhores números em um ambiente controlado, mas sim garantir eficiência ideal no mundo real, com um novo “design aerodinâmico versátil”.

O vento raramente atua de forma direta,” destaca Joshua Riddle, porta-voz da Campagnolo. “O fator a ser considerado é o vento aparente, originado pela interação entre a velocidade do vento e a do ciclista. Afinal, os ciclistas pedalam ao ar livre, não em um túnel de vento.

 
Campagnolo anuncia rodas Bora WTOAs novas rodas aerodinâmicas Bora WTO da Campagnolo têm 60 mm de profundidade e um peso declarado de 1.530g.

Por meio de desenvolvimento em CFD (Dinâmica dos Fluidos Computacional) e testes de protótipos em túnel de vento, a Campagnolo declara ter atingido “a estrutura aerodinâmica mais eficiente disponível no mercado atualmente”.

Não é apenas marketing. Segundo a marca italiana, as novas rodas foram testadas contra concorrentes, apresentando resultados significativamente melhores em ângulos de guinada de até 20 graus. Ainda assim, a Campagnolo optou por não revelar quem são seus concorrentes.

Campagnolo anuncia rodas Bora WTOAs rodas possuem uma superfície de frenagem texturizada e serrilhada para melhorar a potência de frenagem e a confiabilidade.

O perfil do aro foi desenvolvido para minimizar bolsões de ar na transição entre o aro e o pneu, reduzindo o arrasto. As rodas são projetadas para funcionar melhor com pneus de 25 ou 28mm, suportados por um diâmetro interno de 19mm e uma largura externa de 26,4mm.

Além disso, as rodas possuem um novo cubo aerodinâmico de liga metálica que se curva ao longo de seu comprimento, enquanto os raios têm um perfil 3D em forma de diamante, projetado para assegurar eficiência mesmo em condições de vento instável. Os raios possuem nipples externos, uma escolha que, segundo a Campagnolo, é mais eficiente devido à sua natureza fechada.

Campagnolo anuncia rodas Bora WTO

A performance aerodinâmica não é o único foco das novas rodas. A resistência ao rolamento também foi abordada, com os aros projetados para suportar sistemas de pneus tubeless e clincher – ambos considerados mais eficientes do que pneus tubular pela Campagnolo. De fato, estas são as primeiras rodas de carbono clincher prontas para tubeless produzidas pela marca.

Campagnolo anuncia rodas Bora WTOA Bora WTO de 77 mm de profundidade está disponível apenas como roda dianteira.

Com a tecnologia MoMag da Campagnolo, não é preciso utilizar fita para aro, já que a superfície interna é perfeitamente lisa. Nesse processo, os nipples dos raios são inseridos pelo orifício da válvula e posicionados nos raios com o auxílio de um ímã, eliminando a necessidade de furos no aro. As rodas de 60 mm são equipadas com rolamentos cerâmicos USB, enquanto o aro frontal de 77 mm conta com rolamentos cerâmicos Cult, garantindo um desempenho ainda mais suave.

Campagnolo anuncia rodas Bora WTO

O peso também foi uma prioridade. Graças a uma construção interna de carbono com uma “pele” de carbono unidirecional para maior resistência, o conjunto de rodas Bora 60 WTO pesa 670g na roda dianteira e 880g na traseira, totalizando 1.530g. Já a roda frontal 77 WTO pesa 745g. Esses números são competitivos em relação a concorrentes como Zipp, Hed e DT Swiss.

As rodas estarão disponíveis apenas no formato para freios de aro, todas com a superfície de frenagem serrilhada e texturizada AC3, já utilizada nos modelos Bora de carbono existentes.

As informações sobre preços e datas de lançamento não foram divulgadas.

Aplicativo MyCampy 2.0

Enquanto isso, a Campagnolo atualizou o aplicativo MyCampy, incluindo novas ferramentas analíticas que ajudam a monitorar o uso e o desgaste dos componentes, bem como sua eficiência ao pedalar.

Por exemplo, ao usar o grupo eletrônico EPS, o app agora pode mostrar qual marcha está sendo usada em determinado momento do percurso, indicando a vida útil potencial dos componentes e sua eficiência de pedalada. Além disso, o app acompanha a quilometragem dos componentes Campagnolo utilizados.

O aplicativo também emite alertas quando os componentes precisam de substituição e oferece dicas e guias curtos de manutenção. A Campagnolo realizou diversas atualizações no back-end para tornar a experiência mais intuitiva e agradável.

O MyCampy está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos iOS e Android desde abril de 2018.

Com conteúdos da RoadCyclinguk