Campagnolo retorna ao WorldTour em 2025 com a Cofidis

Equipe francesa usará componentes italianos nas bicicletas Look de estrada e contra-relógio

Campagnolo retorna ao WorldTour em 2025 A Campagnolo está de volta ao WorldTour em 2025 com a Cofidis (Crédito da imagem: Campagnolo)

A marca italiana de componentes Campagnolo retornará ao WorldTour masculino em 2025, em parceria com a equipe Cofidis e seu patrocinador de bicicletas, Look, como parte de um contrato de quatro anos.

2024 marcou a primeira ausência da Campagnolo no WorldTour após uma trajetória de conquistas que inclui 43 vitórias no Tour de France, 30 vitórias no Giro d’Italia e 30 títulos de Campeonatos Mundiais.

Até uma década atrás, a Campagnolo fornecia componentes para muitas equipes do pelotão masculino, mas aos poucos perdeu espaço para os concorrentes Shimano e, mais recentemente, SRAM, que dominam o fornecimento de bicicletas completas enviadas da Ásia pelas principais marcas.

Em 2021, a Campagnolo forneceu componentes para quatro equipes masculinas, incluindo a UAE Team Emirates, que venceu o Tour de France com Tadej Pogačar. No entanto, alguns ciclistas reclamaram de problemas de compatibilidade e desempenho dos componentes.

Nos últimos anos, a Campagnolo mudou seu foco para o mercado de gravel, desenvolvendo o grupo mecânico de 13 velocidades Ekar, além de continuar a produzir rodas de alto desempenho.

A Campagnolo estará de volta ao WorldTour em 2025 e equipará as bicicletas da Cofidis com o grupo Super Record sem fio e rodas Bora Ultra WTO como parte do contrato de quatro anos.

As bicicletas Look de 2025 serão equipadas com o grupo Super Record Wireless, as novas rodas Bora Ultra WTO, que podem ser usadas com pneus tubeless de 28mm ou 30mm.

A Cofidis está lutando para permanecer no WorldTour em 2025 e precisa acumular pontos para garantir um lugar entre as 18 melhores equipes para o período de 2026-2028.

Guillaume Martin se transferiu para os rivais franceses da Groupama-FDJ, mas a Cofidis contratou Alex Aranburu, Emanuel Buchmann, Simon Carr e Dylan Teuns.