Como enrolar a fita do guidão em 8 passos simples

Siga nosso guia passo a passo para deixar sua fita de guidão limpa e bem acabada.

Como enrolar a fita do guidão? (Crédito imagem: Cyclist)

Enrolar a fita do guidão pode ser uma tarefa complicada, mas nosso guia passo a passo ajudará você a obter um acabamento profissional.

Substituir a fita do guidão traz nova vida ao cockpit da sua bicicleta de estrada ou gravel com guidão drop, seja porque ela está desgastada ou porque você quer experimentar uma nova cor ou estilo.

Pergunte a mecânicos qual a melhor forma de enrolar a fita do guidão, e você ouvirá respostas diferentes sobre este tópico amplamente debatido.

No entanto, enrolar um guidão drop não precisa ser estressante. Aqui estão nossas dicas para uma fita bem ajustada com o mínimo de complicação.

➥ Como enrolar a fita do guidão

Equipamentos essenciais para trocar a fita do guidão:

  • Nova fita de guidão
  • Tampas de extremidade do guidão (bar end caps)
  • Tesoura
  • Fita isolante (ou fita adesiva de acabamento fornecida com a fita nova)

1. Remova a fita antiga do guidão

Puxe as coberturas das manetes para trás e descole a fita que fixa a fita do guidão ao guidão.

Remova a fita começando pela parte superior. Higienize o guidão utilizando um solvente, como o álcool isopropílico.

Remova a fita antiga e limpe qualquer resíduo pegajoso.

Agora é um bom momento para inspecionar as condições do guidão, especialmente ao redor dos grampos das manetes.

Verifique se a fita isolante que prende os cabos ao guidão ainda está segurando-os de forma eficaz.

2. Adicione as “tiras auxiliares”

A maioria das fitas de guidão vem com duas pequenas seções de fita – às vezes chamadas de tiras auxiliares (cheater strips) – projetadas para esconder o pequeno espaço que fica ao enrolar ao redor das manetes.

Tiras auxiliaresAs tiras auxiliares (cheater strips) preenchem o espaço atrás das manetes.

Ao usar essas tiras, verifique se estão cortadas no tamanho correto antes de começar a enrolar a fita principal. Para conferir, posicione a tira atrás da manete. Ela deve cobrir o grampo sem se estender até o corpo da manete. Meça e corte cuidadosamente no tamanho adequado.

Deixe as tiras cortadas ao alcance das mãos para usá-las no momento necessário durante o enrolamento – gostamos de prendê-las levemente ao tubo superior do quadro para facilitar o acesso.

3. Comece a enrolar a nova fita do guidão

Antes de começar a enrolar a nova fita, há alguns pontos importantes a considerar:

Comece a enrolar de baixo para cima, do final do guidão em direção às manetes. Se você enrolar no sentido oposto, a fita será menos durável, pois suas palmas podem soltá-la ao pedalar.

Comece a enrolar a nova fita do guidãoUma maneira fácil de lembrar

No lado da transmissão (driveside) do guidão, a fita deve ser enrolada no sentido horário. No lado oposto (non-driveside), o enrolamento deve ser anti-horário. Assim, ao pedalar com as mãos na parte inferior do guidão (drops), o peso do corpo apertará a fita em vez de soltá-la.

Começando na base dos drops, mantenha uma tensão firme na fita. Enrole afastando-se da bicicleta. Coloque a extremidade da fita dentro do guidão e fixe-a utilizando a tampa do bar-end antes de prosseguir com o enrolamento. Isso ajudará a manter a fita fixa enquanto você ajusta e pedala.

Comece a enrolar a nova fita do guidãoComece a enrolar o guidão pela parte inferior, mantendo a tensão uniforme na fita.

Certifique-se de manter um espaço uniforme entre as voltas da fita. Se o outro lado do guidão já estiver pronto, use-o como referência para garantir simetria. 

A maioria das fitas tem bordas chanfradas, permitindo sobreposição sem aumentar a espessura. No entanto, nas curvas mais acentuadas, será necessário variar a sobreposição, deixando a fita mais espessa no lado interno da curva.

4. Instale a tampa do bar-end

Depois de fazer três ou quatro voltas, fixe a fita e instale a tampa do bar-end. É melhor instalar a tampa neste momento, em vez de deixar para o final, para garantir um encaixe perfeito.

Instale a tampa do bar-endCertifique-se de que os logotipos na tampa estejam na orientação correta para ganhar pontos de mecânico profissional.

Uma dica: use uma pinça para segurar a fita enquanto insere a tampa.

Com a tampa instalada, continue enrolando a fita até chegar à manete de câmbio.

5. Enrole ao redor das manetes

Agora que você chegou à área da alavanca, há algumas opções que você pode seguir.

Enrole ao redor das manetesIndependentemente do método, tente evitar qualquer espaço entre as voltas da fita.

Você pode simplesmente estender o enrolamento, mas isso provavelmente deixará uma lacuna, especialmente se não estiver usando uma tira auxiliar (cheater strip). 

Outros preferem enrolar a fita ao redor da manete em formato de “oito” para garantir cobertura total, embora isso possa resultar em um volume excessivo.

Gostamos de enrolar a fita de forma que ela cubra a parte inferior da manete, antes de passar pela curva interna do guidão e subir pela parte superior da manopla do freio.

6. Enrole a parte superior do guidão

Após cobrir a região da alavanca, continue envolvendo a fita ao longo da parte superior do guidão.

7. Corte o final da fita

Decida até onde você deseja que o enrolamento termine a partir da mesa, levando em conta os logotipos que possam estar no guidão. 

Corte o final da fitaCorte a extremidade da fita em um ângulo para um acabamento limpo.

Parar muito perto da mesa pode não ser visualmente agradável e pode dificultar o encaminhamento dos cabos.

Guidões aerodinâmicos geralmente especificam um ponto final para a fita.

Depois de decidir o ponto final, corte a extremidade da fita em formato pontiagudo (não quadrado). Isso porque o objetivo é alinhar a borda da fita de forma reta ao redor do guidão, em vez de continuar o espiral que você estava fazendo.

8. Fixe a fita no lugar

Use fita isolante ou a tira de acabamento incluída com a fita do guidão para fixá-la, garantindo que ela não se solte.

Fixe a fita no lugarFinalize o enrolamento com uma tira de fita isolante.

Embora muitas fitas venham com peças específicas de acabamento, recomendamos usar fita isolante e, em seguida, instalar a peça de acabamento sobre ela, para maior segurança.

➥ Qual fita de guidão comprar?

O mercado oferece uma ampla variedade de fitas de guidão, disponíveis em diferentes materiais e com espessuras diversas.

Nosso guia das melhores fitas de guidão reúne nossas favoritas:

➥ Com que frequência você deve substituir a fita do guidão?

Recomendamos substituir a fita do guidão uma ou duas vezes por ano, se você pedala com frequência.

Se a sua bicicleta é usada regularmente em um rolo de treino, vale a pena verificar o estado do guidão com certa regularidade. 

Histórias de guidões corroídos por uma mistura de suor, bebidas energéticas derramadas e saliva não são apenas mitos urbanos.

Como o guidão fica exposto quando a fita é removida, você pode considerar substituir a fita ao mesmo tempo em que troca os cabos de marchas e freios da bicicleta.

➥ É possível reutilizar a fita do guidão?

Sim, é possível reutilizar a fita do guidão, economizando dinheiro e reduzindo o desperdício no processo.

No entanto, a maioria das fitas possui uma parte adesiva que pode perder aderência com o tempo. Se sua fita perdeu o "grude", recomendamos substituí-la para evitar que escorregue no guidão.

Além disso, pode ser melhor substituir a fita em vez de reutilizá-la caso ela esteja rasgada, desgastada ou contaminada.

Com conteúdos da Bikeradar

Se você está buscando mais tutoriais, o Ciclismo pelo Mundo está trazendo uma série de guias para que você possa aprender a realizar tarefas básicas de manutenção em bicicletasConfira os outros guias disponíveis: