O jeito fácil de trocar sua câmara de ar furada e voltar a pedalar.
Remover uma câmara de ar para reparo ou substituição pode, às vezes, ser uma verdadeira luta, mas com um pouco de paciência e algumas dicas úteis, você pode tornar o processo muito mais fácil.
Se você está buscando mais tutoriais, o Ciclismo pelo Mundo está trazendo uma série de guias para que você possa aprender a realizar tarefas básicas de manutenção em bicicletas. Confira os outros guias disponíveis:
➥ Ferramentas necessárias
Se você conseguir colocar e retirar o pneu sem alavancas, isso minimiza o risco de prender acidentalmente a câmara, mas isso é algo difícil com algumas combinações de pneus e aros. Invista em alavancas de qualidade, pois as baratas podem entortar ou quebrar. Tenha cuidado com alavancas de metal antigas, especialmente se você estiver usando aros de carbono.
Você também precisará de uma boa bomba. Uma bomba de mão será suficiente para pressões mais baixas em uma bicicleta de gravel, mas, se você precisar de pressões acima de 60psi, uma bomba de pé facilita muito as coisas. Obviamente, você precisará de uma câmara de ar nova, com o tamanho certo para o seu pneu e com o tipo e o comprimento da válvula corretos.
➥ Removendo a câmara de ar
1. Esvazie o pneu
Primeiramente, você precisa remover a roda da bicicleta. Se o pneu ainda não estiver completamente esvaziado, solte o ar da câmara de ar afrouxando levemente o pequeno cilindro no topo da válvula Presta e, em seguida, pressionando-o para baixo. Depois, desenrosque e remova o anel serrilhado na base da válvula.
Se você estiver trabalhando em uma bicicleta infantil ou de montanha com a válvula Schrader (estilo de carro), pressione o pino no centro da válvula para liberar o ar.
2. Solte o pneu
Com a câmara de ar esvaziada, aperte o pneu para dentro para empurrar o talão para o centro do aro. Faça isso ao longo de todo o pneu em ambos os lados, de modo que ele fique solto na roda.
3. Remova o pneu com as mãos
Se o pneu tiver um encaixe frouxo, você pode levantar a roda inteira segurando pelo pneu e sacudi-la para concentrar toda a folga em um único ponto. Caso contrário, será necessário coletar essa folga manualmente, empurrando o pneu ao redor da roda em ambas as direções simultaneamente, tentando deixá-lo o mais solto possível quando suas mãos se encontrarem novamente na parte inferior da roda.
Se houver bastante folga ou se você estiver se sentindo forte, empurre a borda do pneu para fora do aro com os polegares. Isso evita a chance de prender a câmara de ar entre o aro e a alavanca do pneu, causando um novo furo. Vale a pena insistir, se possível.
4. Usando alavancas para remover o pneu
Não se envergonhe se precisar usar alavancas para pneus, mas seja cuidadoso. Insira as duas alavancas sob o talão a cerca de 2 cm (1 polegada) de distância, com o lado em forma de colher encaixado sob o talão do pneu. Certifique-se de que não prendeu a câmara de ar contra o aro, ou você criará outro furo para consertar.
Pressione uma das alavancas para levantar a borda do pneu para fora do aro e, em seguida, pressione a segunda alavanca para puxar uma seção maior do pneu para fora. Prenda uma das alavancas ao raio mais próximo para evitar que o pneu volte para o aro.
Se o pneu estiver muito apertado, pode ser necessário usar as duas alavancas simultaneamente para soltá-lo do aro. Tome cuidado, pois há um risco de as coisas voarem. Mantenha objetos valiosos longe da zona de perigo.
5. Removendo a câmara de ar
Agora, use as alavancas ao redor de todo o pneu até que ele esteja completamente fora da roda. Deixe o outro lado do pneu no lugar e empurre a válvula de volta pelo furo antes de puxar cuidadosamente a câmara de ar para fora.
6. Inspecione o pneu
Com a câmara de ar removida, aproveite para verificar o pneu em busca de danos ou rasgos na banda de rodagem. Procure por espinhos, pregos, etc., que possam ter penetrado até o interior e remova-os, caso contrário, eles perfurarão a câmara de ar nova assim que você colocá-la.
Tome cuidado ao passar o dedo pelo interior do pneu sem olhar antes, para não se machucar. Verifique também o aro da roda em busca de rachaduras, amassados ou bordas afiadas.
➥ Instalando uma câmara de ar nova
1. Posicione o pneu
Se ele ainda não estiver alinhado, gire o pneu para que o nome ou logotipo fique alinhado com o furo da válvula. Isso facilita encontrar a válvula rapidamente, serve como um ponto de referência para localizar furos e ainda deixa as fotos mais bonitas.
2. Coloque a câmara de ar
Para reduzir o risco de prender a câmara, infle-a o suficiente para que ela tome forma. Remova o anel rosqueado, mantendo-o por perto para usar depois, e empurre a válvula da câmara de ar pelo aro.
Massageie a câmara de ar no interior do pneu para que ela não ultrapasse a borda do aro. Certifique-se de não torcer ou prender a câmara de ar.
3. Coloque o segundo lado do pneu
Começando do lado oposto à válvula, use os polegares para empurrar o pneu de volta ao aro.
Se estiver trabalhando com pneus apertados, lembre-se de como você concentrou a folga em um único ponto antes de removê-lo e tente repetir esse movimento ao recolocar o pneu no aro. Certifique-se de deixar o máximo de folga possível para a última parte do processo. Tome muito cuidado para não prender ou furar a câmara de ar entre o talão e o aro.
4. Colocando o pneu com alavancas
Tente colocar o pneu apenas com os polegares até o limite de sua força. Quando realmente não for mais possível, insira as alavancas cuidadosamente sob a borda do pneu.
Posicione-as a cerca de 2,5 cm (1 polegada) das extremidades ainda não encaixadas. Apoie uma alavanca contra o pneu para evitar que ele escorregue para trás e use a outra alavanca para levantar o pneu sobre o aro. Alterne esse movimento, trabalhando em direção à válvula.
5. Encha o pneu com cuidado
Com o pneu já colocado, verifique se não há partes da câmara de ar saindo para fora. Empurre a válvula de volta para dentro do pneu para garantir que ela não está presa e, em seguida, rosqueie o anel de trava de volta à válvula para fixá-la no aro.
Continue verificando enquanto infla a câmara de ar gradualmente, observando se há qualquer protuberância ou deformação no pneu.
Aumente a pressão até que o pneu encaixe completamente ao redor da roda, usando a linha na borda inferior como guia para verificar se está bem posicionado.
6. Verificações finais
Com o pneu na pressão correta, remova a bomba e gire a roda para verificar o alinhamento tanto lateral quanto verticalmente. Se houver algo estranho, esvazie o pneu e massageie a área afetada para centralizar a câmara de ar e o pneu antes de inflar novamente.
Quando estiver satisfeito de que tudo está no lugar, você está pronto para pedalar. Verifique frequentemente o pneu nos primeiros passeios, caso algo saia do lugar. Por fim, sempre verifique ambos os pneus quanto à pressão, danos ou detritos após cada passeio.
As melhores ofertas de pneus para bicicletas de estrada de hoje:
Indivíduos que seguirem as instruções deste guia o fazem por sua conta e risco e devem exercer seu julgamento independente. Há risco à segurança caso a operação descrita nas instruções não seja realizada com o equipamento, habilidade e cuidado adequados, e, portanto, você pode desejar consultar um mecânico de bicicletas.