Quais são os efeitos colaterais da Biotina?

A maioria das pessoas saudáveis tem biotina suficiente. As pesquisas sobre os efeitos colaterais do consumo excessivo de biotina são limitadas. 

Você não deve tomar biotina extra, a menos que seja orientado por um médico.

A biotina também é conhecida como vitamina B-7. Ela auxilia na formação de ácidos graxos e glicose, além de ajudar a metabolizar carboidratos e aminoácidos, contribuindo para a quebra de gorduras no organismo.

Essas funções fazem da biotina uma parte importante na produção de energia necessária para o corpo.

A biotina é encontrada em diversos alimentos e bebidas, incluindo leite, cenouras, salmão e nozes. Também pode ser consumida como suplemento, se necessário. 

A quantidade diária recomendada é de 30 microgramas. No entanto, a suplementação de biotina não é recomendada, a menos que seja indicada por um médico.

➥ Efeitos colaterais positivos

A biotina é essencial para a produção de energia e para a manutenção do funcionamento do corpo como um todo. Assim como todas as vitaminas, o organismo precisa de biotina para se manter saudável. Existem diversos sistemas que a biotina ajuda a manter saudáveis, incluindo o fígado, o sistema nervoso, os cabelos, os olhos e outros.

A biotina pode ser eficaz no tratamento de algumas condições médicas, como:

  • Hipoglicemia
  • Hiperlipidemia
  • Controle da glicose em pacientes obesos com diabetes (quando combinada com picolinato de cromo)

Algumas pessoas acreditam que tomar suplementos de biotina melhora os cabelos e as unhas. No entanto, atualmente há poucas evidências médicas que comprovem essa afirmação. Mais pesquisas são necessárias para avaliar esse possível benefício da biotina.

➥ Efeitos colaterais negativos

Embora a biotina esteja disponível como suplemento, deve ser consumida apenas sob orientação médica. A maioria das pessoas obtém quantidade suficiente por meio da alimentação regular.

Consulte seu médico sobre outros medicamentos que você esteja tomando, bem como sobre quaisquer condições médicas antes de iniciar a suplementação de biotina. Vitaminas e suplementos podem ter efeitos negativos em certas medicações e condições de saúde.

Atualmente, não há efeitos adversos conhecidos da biotina quando consumida conforme prescrição médica ou por meio da alimentação normal.

Há casos em que certos hábitos alimentares ou outros fatores podem causar deficiência de biotina. Estudos mostraram que mulheres que fumam podem acelerar o metabolismo da biotina em seus corpos, resultando em deficiência.

Outro caso indica que o consumo regular de ovos crus — especialmente as claras — pode levar à deficiência de biotina. Essa deficiência pode causar uma condição chamada fraqueza dos membros responsiva à biotina, que imita a quadriplegia.

O consumo regular de claras de ovos cruas foi analisado em outra pesquisa que também confirmou a deficiência de biotina.

Principais sinais que podem indicar a falta de biotina:

  • Perda ou afinamento do cabelo
  • Colesterol alto
  • Erupção cutânea
  • Problemas cardíacos

➥ O que acontece se você consumir biotina em excesso?

Consumir biotina em excesso significa ingerir uma quantidade maior do que a recomendada, incluindo aquela obtida naturalmente nos alimentos.

Existem casos que mostram efeitos negativos na saúde de pessoas que ingerem grandes quantidades de suplementos de biotina. A maioria das pessoas obtém biotina suficiente por meio da alimentação normal e não precisa de suplementos, a menos que sejam recomendados por um médico.

Altas doses de biotina podem causar resultados falsos em exames laboratoriais para doenças da tireoide.

➥ Conclusão

O corpo normalmente produz biotina suficiente por meio da dieta diária, portanto, a suplementação só deve ser feita sob orientação médica. Existem algumas condições de saúde raras que podem exigir a suplementação regular de biotina, o que deve ser determinado por um médico.

Ainda não há pesquisas suficientes para determinar todos os efeitos colaterais do consumo excessivo de biotina. No entanto, alguns estudos de caso indicam que os efeitos podem ser graves. Caso sinta necessidade de tomar suplementos de biotina, consulte sempre um médico primeiro.