5 Erros que ciclistas devem evitar em provas longas

Obviamente, há muitas coisas que você precisa fazer para ter sucesso em eventos de ciclismo de longa distância. 

Você tem que treinar de forma eficaz, acumular milhas e horas, incorporar estrutura e progressão, alimentar seu treinamento e permitir uma recuperação adequada. 

Aqui estão alguns erros que você definitivamente deve evitar quando o tiro de largada soar.

Os eventos de ciclismo de longa distância, incluindo corridas de gravel, provas de ultra resistência ou maratona de mountain bike e os gran fondos, são as formas mais populares de ciclismo competitivo no Brasil.

Ainda existem muitos criteriums, corridas de estrada e provas de mountain bike cross-country, mas os ciclistas que participam dessas também estão entrando em eventos de resistência mais longos – seja por diversão, treinamento ou competição.

Mas para ter sucesso nessas competições evite os seguintes erros:

#1. Não sente-se nas estações de apoio

Quanto mais longo o evento, mais remoto o local ou pior o clima, mais convidativas se tornam as estações de apoio. Nesse ponto de eventos longos, você provavelmente estará pedalando sozinho ou em um pequeno grupo, e já faz um tempo que está tudo silencioso. 

Erros que ciclistas devem evitar em provas longas

A solidão pode ser sua amiga ou inimiga, mas, de qualquer forma, é rompida quando você entra em uma estação de apoio barulhenta e animada. É festivo, acolhedor e confortável. Confortável demais. Não se acomode, ou você não sairá de lá.

Quando estamos em estações de apoio em eventos de ciclismo, fazemos tudo o que podemos para incentivar os atletas a permanecerem em suas bicicletas. Nós os cumprimentamos quando chegam, trazemos comida ou suas bolsas de apoio, enchemos garrafas e os colocamos em movimento. 

Se um atleta precisar de mais assistência ou estiver com dificuldades, certamente o levamos para dentro da tenda e atendemos suas necessidades, pelo tempo que for necessário. Mas isso é a exceção, e o fato é que a probabilidade de um competidor continuar diminui a cada minuto extra que ele passa na estação de apoio.

#2. Não pense muito à frente

Durante um evento de ciclismo de longa distância, haverá momentos em que você se sentirá forte e poderoso e outros em que se sentirá lento e miserável. O importante é lembrar que nenhum desses sentimentos durará muito tempo. É por isso que você deve aproveitar os momentos em que se sente bem e continuar trabalhando nas fases difíceis quando não se sente.

Erros que ciclistas devem evitar em provas longas

Como atleta, você está constantemente regulando seu esforço ao avaliar como se sente no momento e ao prever como espera se sentir mais tarde. 

Durante intervalos curtos e até eventos que duram algumas horas, atletas experientes são bons em fazer previsões precisas, e como resultado estabelecem ritmos ambiciosos, mas sustentáveis, e tomam boas decisões sobre alimentação e hidratação. 

No entanto, os atletas não são tão bons em prever como se sentirão várias horas depois, porque quanto mais tempo na prova, maior o número de variáveis que podem afetar o desempenho.

Não estou recomendando que você ignore o fato de ainda ter muitos kms e horas pela frente, mas sugiro que preste atenção especial às decisões que precisa tomar agora e nos próximos 30 ou 60 minutos, ou até a próxima estação de apoio.

Você não precisa saber todas as respostas para todos os desafios que estão à sua frente, porque não sabe quais serão todos eles. Se você dedicou tempo ao treinamento, se preparando para adversidades e mentalmente ensaiando suas respostas a desafios, então lide com os problemas e decisões do momento e confie que terá as respostas para os desafios futuros quando eles chegarem.

#3. Não sacrifique água para economizar peso

Um dos maiores riscos em eventos de ciclismo de longa distância é tentar minimizar o peso reduzindo a quantidade de água que você carrega de uma estação de apoio para outra. 

Erros que ciclistas devem evitar em provas longas

Em muitas corridas de gravel e de mountain bike de resistência, os pontos de reabastecimento de água podem estar separados por 25 a 50 kms, e, dependendo do terreno, da temperatura e do vento, esse trecho de 50 kms pode levar 2 horas ou 5 horas.

As consequências de carregar uma garrafa extra ou alguns quilos a mais em uma mochila de hidratação são muito menores do que as consequências de ficar sem água uma hora antes da próxima estação de apoio. 

A mesma regra se aplica ao transporte de comida, mas é relativamente fácil levar mais do que o suficiente, pois é algo pequeno e leve. O que me leva ao próximo erro a evitar…

#4. Não saia das estações de apoio sem fazer uma autoavaliação

Você deve ter uma rotina na estação de apoio que seja simples, infalível e tão praticada que você consiga executá-la mesmo em um estado de exaustão. 

Erros que ciclistas devem evitar em provas longas

Deve ser algo automático, e, depois de passar pelos passos de recolher comida, encher garrafas ou a mochila de hidratação e trocar equipamentos, o último passo antes de sair da estação de apoio deve ser uma autoavaliação.

Confirme que você tem água, comida, ferramentas, algum tipo de dispositivo de insuflar pneus e qualquer roupa que você ache que precisará para o próximo trecho da jornada. 

Se você nunca teve a experiência de perceber que saiu de uma estação de apoio com garrafas vazias, considere-se sortudo. Se já passou por isso, console-se com o fato de que você não está sozinho. Um auto-check rápido leva apenas alguns segundos e pode salvar horas de sofrimento.

#5. Não siga a corrida de outra pessoa

Lembre-se do que eu disse sobre ter períodos em que você se sente ótimo e períodos em que se sente terrível? Bem, os seus não necessariamente vão coincidir com os de seus amigos ou rivais. Você precisa estabelecer seus próprios objetivos de processo para o evento, que são as ações que estão sob seu controle.

Seus objetivos de processo podem incluir aspectos de ritmo, como manter a potência ou o esforço percebido abaixo de um certo nível na primeira metade do evento. 

Eles também podem incluir aspectos experienciais do evento, como fazer questão de agradecer aos voluntários em vez de passar pelas estações de apoio sem dizer uma palavra. 

Você decide o que significa sucesso para você em qualquer evento, e, uma vez definido, a única maneira de alcançá-lo é seguir a sua própria corrida.

➥ Por fim, coisas muito importantes que você deve fazer:

Divirta-se. Seja grato pela oportunidade de fazer o que ama. Aproveite o tempo com amigos e faça novos. Incentive e apoie as pessoas ao seu redor, especialmente quando você estiver em um desses períodos bons e elas não. 

E dê o seu melhor, porque essa é a forma de honrar todo o trabalho árduo e os sacrifícios que o trouxeram até esse momento.