Qual é a relação entre Ansiedade e Insônia?

A ansiedade pode causar problemas de sono, enquanto a insônia também pode piorar os sintomas da ansiedade. 

Consultar um médico e iniciar a terapia cognitivo-comportamental são algumas estratégias que podem ajudar a ter uma noite de sono melhor.

A insônia é a definição médica para dificuldades no sono, podendo incluir:

  • dificuldade para adormecer
  • dificuldade para manter o sono
  • acordar muito cedo
  • acordar sentindo-se cansado

A ansiedade é a resposta natural do seu corpo ao estresse, em que você sente apreensão ou medo sobre o que vai acontecer a seguir. Você pode ter um transtorno de ansiedade se seus sentimentos de ansiedade:

  • forem extremos
  • durarem 6 meses ou mais
  • estiverem interferindo na sua vida diária e nos seus relacionamentos

De acordo com a Mental Health America, quase dois terços dos americanos afirmam que o estresse os faz perder o sono. Eles também observam que hábitos de sono inadequados estão ligados a problemas como depressão e ansiedade.

Ansiedade e insônia

Pesquisas descobriram que até 36% das pessoas com um transtorno de ansiedade também têm insônia.

A insônia é consequência da ansiedade ou a ansiedade é resultado da insônia?

Essa questão geralmente depende de qual condição surgiu primeiro.

A privação do sono pode aumentar o risco de transtornos de ansiedade. Além disso, a insônia pode piorar os sintomas dos transtornos de ansiedade ou impedir a recuperação.

A ansiedade também pode contribuir para a interrupção do sono, muitas vezes na forma de insônia ou pesadelos.

A relação entre sono e saúde mental

Pesquisadores relataram que o sono parece ter um impacto direto na saúde mental. Um estudo de 2021 descobriu que a melhoria do sono teve um efeito significativo na ansiedade, depressão, ruminação e estresse dos participantes.

A saúde mental está conectada à qualidade do sono, pois um sono adequado é essencial para ajudar você a:

  • tomar decisões
  • resolver problemas
  • regular emoções
  • aprender
  • manter a atenção

Quando você está privado de sono, essas habilidades ficam comprometidas, o que pode levar ao aumento da ansiedade, depressão e estresse ao longo do tempo.

Eu tenho insônia?

Se você acha que pode ter insônia, consulte seu médico. Além de um exame físico, seu médico pode recomendar que você mantenha um diário do sono por algumas semanas.

Se o médico considerar provável a presença de um distúrbio do sono, como a insônia, ele pode sugerir que você consulte um especialista em sono.

Um especialista em sono pode recomendar um polissonograma (PSG), também conhecido como estudo do sono. Durante esse exame, diversas atividades físicas que ocorrem durante o sono são monitoradas eletronicamente e depois analisadas.

Tratando a insônia

Embora existam medicamentos de venda livre e prescritos para insônia, muitos médicos iniciam o tratamento com terapia cognitivo-comportamental para insônia (TCC-I).

A TCC-I ajuda a compreender, reconhecer e modificar atitudes que afetam sua capacidade de dormir e permanecer dormindo.

Além de auxiliar no controle ou na eliminação de preocupações e pensamentos negativos que o mantêm acordado, a TCC-I aborda o ciclo em que a preocupação com o sono se torna tão intensa que acaba impedindo você de adormecer.

Sugestões para melhorar o sono

Existem diversas estratégias para evitar comportamentos que atrapalham um sono de qualidade. Você pode desenvolver bons hábitos de sono seguindo algumas das recomendações abaixo:

  • Praticar relaxamento: Técnicas como exercícios de respiração e relaxamento muscular progressivo ajudam a reduzir a ansiedade na hora de dormir. Outras opções incluem tomar um banho morno ou meditar antes de deitar.
  • Controlar estímulos: Use o quarto apenas para dormir e evite distrações como eletrônicos. Isso ajuda a dissociar sua cama de atividades agitadas.
  • Manter um horário de sono consistente: Ir para a cama e acordar no mesmo horário todos os dias pode ajudar a regular seu ciclo de sono.
  • Evitar cochilos: Evitar sonecas ao longo do dia pode aumentar sua sonolência à noite, o que pode ser benéfico para pessoas com insônia.
  • Evitar estimulantes: Reduzir o consumo de cafeína e nicotina próximo à hora de dormir pode preparar seu corpo para o sono. Seu médico também pode recomendar evitar álcool antes de dormir.
  • Criar conforto: Certifique-se de que seu colchão e travesseiros sejam confortáveis e estejam em boas condições.

Seu médico pode sugerir outras estratégias personalizadas de acordo com seu ambiente de sono e estilo de vida para ajudá-lo a desenvolver hábitos que promovam um sono saudável.

Conclusão

Qual surge primeiro: a insônia ou a ansiedade? Pode ser qualquer um dos dois.

De acordo com a Anxiety and Depression Association of America, a ansiedade pode causar problemas de sono, e a privação do sono pode levar a um transtorno de ansiedade.

Se você acha que está enfrentando ansiedade, insônia ou ambos, consulte um médico. Um diagnóstico detalhado pode ajudar a direcionar seu tratamento.