Essas 10 dicas vão melhorar suas habilidades no mountain bike e tornar você um ciclista mais completo, capaz de enfrentar qualquer tipo de terreno.
Para ser um ciclista de montanha bem-sucedido, não basta ter velocidade e condicionamento físico. É necessário também possuir um certo grau de habilidade técnica e controle da bicicleta.
Manter a velocidade em trechos técnicos, subir ladeiras íngremes e navegar entre raízes e pedras fazem parte de quase todos os passeios off-road.
Assim como você treina para melhorar seu condicionamento aeróbico, também pode trabalhar no aprimoramento de suas habilidades de manejo para se tornar um ciclista mais competente em geral.
Incorpore essas dez práticas no seu dia a dia para melhorar suas habilidades e se tornar um atleta de MTB mais completo.
1. Certifique-se de que sua bicicleta está ajustada corretamente
Aproveite os avanços na tecnologia de MTB, como canotes retráteis, suspensão ajustável, geometria moderna, tipos de pneus, eixos passantes, freios e muito mais.
Quando sua bicicleta se ajusta bem a você e tem peças capazes de lidar com qualquer terreno, você se sentirá mais confiante e confortável, independentemente dos desafios da trilha.
2. Escolha os parceiros de pedal certos
Se o seu objetivo é crescer como ciclista, passe tempo com pessoas com quem você se sinta confortável pedalando. Seu grupo deve tanto incentivar seu progresso quanto apoiar seu crescimento como atleta.
Você não deve se sentir envergonhado de tentar coisas novas nem pressionado a pedalar além do seu nível de habilidade muito rapidamente. Bons amigos ajudam muito a se tornar um ciclista melhor.
3. Se você não consegue passar por um trecho, continue tentando!
Não tenha medo de parar e treinar em uma área técnica durante o passeio. Pode ser uma descida íngreme, uma subida cheia de pedras ou uma curva apertada que sempre te derruba.
Analise o trecho e trabalhe na escolha da linha, experimentando novas posições na bicicleta até conseguir passar. A única maneira de melhorar é saindo da sua zona de conforto.
4. Não se esqueça das subidas
Quando pensamos em trilhas técnicas, geralmente imaginamos descidas. No entanto, é igualmente importante ser competente em subidas íngremes e desafiadoras. O posicionamento do corpo, a escolha da marcha e a eficiência na pedalada são essenciais para esse tipo de subida.
Manter uma posição neutra na bicicleta e um pedal suave e poderoso geralmente te levará ao topo, mesmo em subidas cheias de pedras ou raízes.
5. Aprenda a ficar confortável fora do selim
Seja para mover o peso para trás em descidas íngremes, acelerar ou levantar a bicicleta sobre uma pedra, ciclistas de montanha passam muito tempo fora do selim.
Fique confortável nessa posição e aprenda a posicionar seu corpo corretamente em relação à bicicleta. O objetivo é transferir o peso para os pedais e permanecer leve no guidão.
6. Cadência e Eficiência São Essenciais
Quanto mais eficiente e fluido você for dentro e fora do selim, melhor será sua capacidade de lidar com terrenos técnicos. Aperfeiçoe sua cadência com treinos específicos, como exercícios de perna única e trabalho dedicado durante sessões de ritmo.
Além disso, concentre-se em fazer transições suaves ao entrar e sair do selim e em manter a pedalada fluida conforme o terreno muda.
7. Fique Confortável no Ar
Passeios off-road frequentemente incluem quedas em pedras, desníveis, saltos e outros obstáculos que podem tirar seus pneus do chão. Você não precisa se sentir à vontade voando alto, mas deve ter confiança para lidar com elementos menores.
Comece com algo pequeno e aumente gradualmente. Pratique levantar a roda dianteira e manter a velocidade ao pousar. Normalmente, não é tão assustador quanto parece!
8. Escolha a Linha Mais Limpa, Não a Mais Difícil
Trabalhe para escolher as linhas mais limpas e eficientes em terrenos difíceis. Muitas vezes, a melhor linha não é necessariamente a mais complicada ou desafiadora.
Manter a velocidade em trechos difíceis é mais importante do que realizar manobras complicadas para superá-los. Pedale de forma limpa para obter os melhores resultados.
9. Não Esqueça do Treinamento de Força
O mountain bike é um esporte físico que exige o envolvimento de muitos músculos além das pernas. Um tronco e parte superior do corpo fortes são fundamentais, especialmente em trilhas mais desafiadoras.
Foque em fortalecer o aperto das mãos, os braços, os ombros e o core para enfrentar trilhas difíceis com segurança.
10. Desenvolva uma Técnica de Frenagem Adequada
O objetivo é "modular" os freios antes de curvas fechadas ou em descidas prolongadas. Evite travar os freios e arrastar a roda traseira em cada curva ou descida. Além disso, não ignore o freio dianteiro.
Muitas vezes, há a tendência de usar exclusivamente o freio traseiro, mas o freio dianteiro proporciona excelente controle e potência de frenagem quando usado corretamente.
Os freios modernos de mountain bike oferecem uma tremenda modulação e ajustabilidade. Saiba como usá-los — eles serão seus melhores aliados.
O mountain bike é um esporte dinâmico que exige velocidade, habilidade e preparo físico. Na busca por velocidade e condicionamento, muitas vezes esquecemos a importância da técnica e deixamos de aprimorar nossas habilidades de manuseio.
Pedalar com confiança em terrenos técnicos não só tornará você um competidor melhor, mas também aumentará sua experiência na bike. Ao implementar essas dez dicas para melhorar suas habilidades, você se tornará um ciclista mais forte e confiante — independentemente do que a trilha apresentar.