Advertisement

A Volta a Catalunya e o início do pavé marcam a semana do ciclismo

A Volta a Catalunya, com nomes como Roglic, Ayuso, Landa e Carapaz, divide os holofotes com a Brujas-De Panne, a E3 Saxo Classic e a Gent-Wevelgem.

E3 Saxo Classic

A atividade no ciclismo segue depois do histórico duelo entre Mathieu Van der Poel, Filippo Ganna e Tadej Pogacar em Milão-San Remo, e nesta semana os holofotes se dividem em duas frentes bem distintas.

De um lado, vários dos principais especialistas em grandes voltas se reúnem na Volta a Catalunya, enquanto, na Bélgica, inicia-se oficialmente a temporada das clássicas do pavé com o primeiro grande evento de Flandres: a Gent-Wevelgem.

Volta a Catalunya (24 a 30 de março)

Ao longo desta semana, a Volta a Catalunya reunirá várias das grandes figuras do pelotão, que enfrentarão seu teste mais exigente antes de disputarem o Giro d’Italia. A etapa catalã promete emoções com dias de montanha e finais eletrizantes, tendo como destaques:

  • La Molina (etapa 3, quarta-feira, 26 de março)
  • Montserrat (etapa 4, quinta-feira, 27 de março)
  • Queralt (etapa 6, sábado, 29 de março)

A prova se encerra com uma etapa final em Barcelona, neste domingo, 30 de março, que contará com o vibrante desfecho no circuito de Montjuïc. Mesmo com a baixa de última hora do dinamarquês Jonas Vingegaard – que segue se recuperando das lesões após sua queda em Paris-Nice –, a Volta a Catalunya apresenta um pelotão de altíssimo nível. 

Entre os nomes confirmados, destacam-se Primoz Roglic, Adam Yates, Juan Ayuso, Ben O’Connor, Enric Mas, Mikel Landa, Richard Carapaz e Egan Bernal.

Brujas-De Panne (26 de março)

A clássica belga Brujas-De Panne se configura como uma grande batalha entre os principais sprinters do pelotão. Em um percurso totalmente plano de 197 quilômetros, que liga Bruges ao circuito final em De Panne, o traçado favorece uma disputa intensa no sprint – salvo alguma surpresa inesperada. 

Entre os velocistas de renome que devem brilhar, estão Jasper Philipsen (em busca do seu terceiro triunfo consecutivo), Tim Merlier, Jonathan Milan, Dylan Groenewegen, Fabio Jakobsen, Arnaud De Lie e Alexander Kristoff.

Na prova feminina, marcada para quinta-feira, 27 de março, a disputa promete ser acirrada entre velocistas de alto calibre, como Elisa Balsamo, Lorena Wiebes (recente vencedora em Milão-San Remo) e Charlotte Kool.

E3 Saxo Classic (28 de março)

A E3 Saxo Classic desponta como o grande aperitivo antes do tríptico de Flandres. Em um percurso de 209 quilômetros com saída e chegada em Harelbeke, os ciclistas enfrentarão diversas elevações que também serão determinantes no Tour de Flandres, marcado para 6 de abril. 

Setores históricos como o Oude Kruisberg, o Taaienberg, o Paterberg e o Oude Kwaremont prometem ser os pontos de virada da prova, onde a corrida deverá se romper antes da chegada em Harelbeke.

Além disso, a E3 Saxo Classic permitirá um novo duelo entre Mathieu Van der Poel, vencedor na edição passada, e Tadej Pogacar, após o marcante embate entre ambos em Milão-San Remo. Outros competidores, como Wout Van Aert, Matteo Jorgenson, Michael Matthews, Mads Pedersen, Biniam Girmay e Stefan Küng, também buscarão se destacar nesta intensa disputa.

Gent-Wevelgem (30 de março)

O tríptico de Flandres tem início oficial neste domingo, 30 de março, com a Gent-Wevelgem. Nesta prova, os ciclistas encararão um percurso desafiador de 251 quilômetros entre Ypres e Wevelgem, que inclui subidas exigentes como as de Monteberg, Baneberg e Kemmelberg, entre outras.

Espera-se a participação de grandes nomes do pelotão, como Tadej Pogacar, Filippo Ganna, Jasper Philipsen, Biniam Girmay, Jonathan Milan, Tim Merlier, Arnaud De Lie e Mads Pedersen, que venceu a edição passada. Este evento marcará o pontapé inicial para as duas intensas semanas das clássicas do pavé.