Jonas Vingegaard não iniciará a sexta etapa do Paris-Nice, após a queda ocorrida no início da etapa de quinta-feira.
O ciclista da Visma-Lease a Bike, que estava em segundo lugar no geral após a quinta etapa – tendo passado a liderança para o companheiro Matteo Jorgenson depois de machucar a mão no acidente – ficará de fora do restante da prova. Em um breve comunicado à imprensa, a equipe afirmou que a decisão foi tomada para que o bicampeão do Tour de France possa se recuperar adequadamente.
Na quinta-feira, a Visma-Lease a Bike havia informado que o atleta sofreu uma contusão na mão em decorrência do acidente no Paris-Nice e que sua equipe médica avaliaria na sexta-feira se ele estaria apto para continuar competindo. Contudo, na manhã de sexta-feira, o comunicado oficial confirmou:
"Infelizmente, Jonas Vingegaard não irá iniciar a etapa de hoje do Paris-Nice. Nossa equipe médica decidiu que o ideal é que ele se recupere do acidente de ontem em casa e se concentre em seus próximos objetivos para a temporada."
Vingegaard liderava a prova ao final da quarta etapa, mas após o incidente na quinta, cedeu a liderança para seu companheiro, o vencedor da edição passada, Matteo Jorgenson, mantendo, entretanto, a segunda posição no geral.
Na quinta etapa, o ciclista caiu no início – um incidente que à primeira vista parecia inócuo, apesar do lábio ensanguentado. Com o apoio dos colegas, ele conseguiu trocar de bicicleta e retornar ao pelotão, mas logo ficou claro que a dor decorrente do ferimento na mão estava afetando seu desempenho. Ciente disso, Vingegaard passou a responsabilidade para Jorgenson, que então assumiu a liderança da equipe.
"Não foi nada legal que o Jonas tenha caído", comentou Jorgenson após a etapa. "Quando ele voltou para o pelotão, me disse para correr por conta própria hoje. E foi o que fiz. Como equipe, tentamos tirar o melhor proveito da situação."
Apesar de ter permanecido entre os líderes até os últimos quilômetros da quinta etapa, Vingegaard acabou cedendo espaço a Jorgenson – que terminou em terceiro – para impulsionar a corrida final. Na última subida, com cerca de 2 km restantes, ele começou a perder posição e, com pouco menos de 800 m para a linha de chegada, sucumbiu às aberturas do grupo. O ciclista terminou em 16º lugar, 26 segundos atrás do vencedor da etapa, Lenny Martinez (Bahrain Victorious), e 23 segundos atrás de seu colega que ficou em terceiro.
Com isso, o déficit de Vingegaard para Jorgenson passou a ser de 22 segundos no geral. Florian Lipowitz (Red Bull-Bora Hansgrohe) figura em terceiro, 36 segundos atrás de Jorgenson e 14 segundos atrás de Vingegaard, enquanto João Almeida (UAE Team Emirates-XRG), vencedor da quarta etapa, se posiciona logo atrás, a 40 segundos do líder.