A organização da corrida confirmou o falecimento de um competidor devido a um golpe de calor durante a terceira etapa, quando as temperaturas chegaram a quase 50 graus.
A Absa Cape Epic – considerada a prova de MTB mais desafiadora do mundo – encerrou a competição neste domingo com as vitórias de Nino Schurter e Filippo Colombo na categoria masculina e de Annika Langvad e Sofía Gómez na categoria feminina. No entanto, o evento ficou marcado pela trágica notícia da morte de um participante durante a disputa.
Na última segunda-feira, a organização informou que um dos atletas, hospitalizado desde a terceira etapa devido às condições extremas, veio a óbito.
"Nesta manhã, recebemos a devastadora notícia do falecimento de um membro da comunidade MTB. Durante a terceira etapa, o botão de SOS do ciclista foi acionado e a equipe médica de emergência se deslocou para prestar os primeiros cuidados, retirar o atleta da rota e encaminhá-lo ao hospital. Apesar dos esforços contínuos dos médicos, a condição do ciclista se deteriorou", declarou o comunicado.
A organização expressou seu pesar pelo ocorrido e agradeceu o empenho dos serviços médicos no esforço para salvar a vida do ciclista. "Queremos registrar nossas condolências à família e aos amigos do atleta e agradecer ao nosso pessoal médico pelo atendimento e apoio prestados antes do traslado para o hospital. Por respeito ao ciclista e à privacidade de sua família, não faremos mais comentários sobre o caso", completou o comunicado.
Embora a organização não tenha divulgado mais detalhes, o portal belga VRT identificou o ciclista como Ronny Raeymakers, de 51 anos, e atribuiu a causa de sua morte a um golpe de calor.
O veículo também informou que Raeymakers, que competia na categoria Grand Masters para maiores de 50 anos, faleceu acompanhado por sua família, que esteve presente no hospital da Cidade do Cabo, onde o atleta estava internado, em meio a uma Cape Epic que se transformou em um luto apenas horas após o término da prova.