Na última reunião, a UCI aprovou o pedido de aumentar a participação nas três grandes corridas para 23 equipes, concedendo uma vaga extra aos Pro Teams.
Embora já circulasse como boato, o fato agora é oficial: o Comitê de Direção da UCI aprovou, em 31 de março, a solicitação do Ciclismo Profissional para elevar o número de equipes participantes nas Grandes Voltas para 23.
Assim, em 2025, os organizadores do Giro d'Italia, do Tour de France e da La Vuelta contarão com uma vaga adicional, totalizando três convites extras para equipes UCI ProTeam em suas respectivas edições.
The number of teams participating in the men's Grand Tours increased to 23 by the UCI Management Committee https://t.co/InOlmFTY5Z pic.twitter.com/PCHZtY9xnC
— UCI_media (@UCI_media) March 31, 2025
“Os argumentos apresentados para aceitar essa proposta basearam-se principalmente na necessidade de apoiar as equipes de segunda divisão (UCI ProTeams), permitindo que os organizadores reforcem a participação em suas corridas e oferecendo aos ciclistas dessas equipes a oportunidade de competir em uma grande volta”, explica o comunicado oficial da UCI.
Dessa forma, as três corridas principais terão a seguinte composição: 18 equipes do World Tour, os dois melhores do ranking da segunda divisão (que têm acesso a todo o calendário do World Tour) e três convites extras para equipes da categoria ProTeam que atendam aos critérios de classificação.
Ou seja, em 2024, os Pro Teams convidados deveriam estar entre os 40 primeiros do ranking mundial, enquanto que, para 2026, os convites serão destinados exclusivamente às escudras que encerrarem 2025 entre as 30 melhores da classificação UCI.
Além disso, conforme divulgado no comunicado desta segunda-feira, a intenção da UCI é que essa nova medida não permaneça no próximo ano: “Solicita-se ao PCC que considere (…) restabelecer, a partir da temporada 2026, o número atual de dois convites, que ficará à disposição dos organizadores para as UCI ProTeams.”
Essa decisão, confirmada recentemente pelo AS, permitirá que uma equipe em ascensão, juntamente com sua nova superestrela, participe pela primeira vez de uma Grande Volta.
Estamos falando de Tom Pidcock, que será o líder do Q36.5 no próximo Giro (de 9 de maio a 1 de junho), prova para a qual também serão convidados o Tudor e duas equipes tradicionais, como Polti-VisitMalta e Bardiani (esses quatro convites extras são possíveis devido à renúncia da Lotto). Espera-se que todos aproveitem a oportunidade sobre o asfalto.
O Tudor estreia no Tour
“Um sonho realizado.” Foi assim que o Tudor, equipe suíça comandada por Fabian Cancellara, celebrou em suas redes sociais a estreia no Tour de France, aproveitando de bom grado o convite extra concedido pela UCI.