Duelo pela Liderança

Na quarta etapa, a subida ao Monastério de Montserrat (8,8 km a 6,6% de inclinação) evidenciou, mais uma vez, que Primoz Roglic e Juan Ayuso são os nomes fortes da corrida.
Se ontem foi Ayuso quem se destacou em um sprint super igualado em La Molina, hoje foi Roglic o vencedor. Com bonificações que lhe garantiram quatro segundos a mais na chegada (10 contra 6) e outros dois no Sprint Especial de Manresa – no km 11, onde o esloveno faturou 3 segundos e o espanhol apenas 1 – ambos terminaram a etapa empatados no tempo, mas pelo marcador, Roglic assume a liderança.
Momentos Decisivos no Final
A tensão aumentou a 2,5 km do fim, quando Juan Ayuso lançou um ataque que desfez a fuga do alemão Georg Steinhauser (EF Education). Inicialmente, apenas Mikel Landa reagiu, mas logo o alavês do Soudal não conseguiu manter o ritmo.
Roglic, por sua vez, conservou forças e alcançou a roda do líder nos últimos dois quilômetros. Enquanto isso, os dois principais da prova comandavam a subida, seguidos por um grupo de seis perseguidores – entre eles Enric Mas, Landa, Gall, Van Eetvelt, Lenny Martínez e Juanpe López – a cerca de dez segundos de distância.
Mesmo com a aproximação, esse grupo não conseguiu alcançar Roglic e Ayuso, que se enfrentaram em um sprint final eletrizante, garantindo ao esloveno seu 89º triunfo profissional.
Classificação Geral e Disputa de Pódio
Na classificação geral, após Roglic e Ayuso – empatados no tempo – Enric Mas ocupa o terceiro lugar, com 20 segundos de desvantagem; Mikel Landa está em quarto, a 21 segundos; e Lenny Martinez e Van Eetvelt figuram, respectivamente, em quinto e sexto, com 27 segundos de diferença. A disputa pelo terceiro lugar promete ainda mais emoção.
Retorno ao Monastério
A quarta etapa foi marcada pelo retorno histórico ao Monastério de Montserrat, presente na Volta a Catalunya 30 anos depois. Com um percurso de 188,7 km, a etapa teve início em Sant Vicenç de Castellet e passou pelo Turó del Puig (5,1 km a 5,4%), uma fase montanhosa que preparou o terreno para a subida final a Montserrat.

Logo no km 11, o Sprint Especial de Manresa agitou a etapa, com Roglic faturando 3 segundos de bonificação e Ayuso 1, reduzindo a diferença entre ambos na classificação geral para apenas 4 segundos.
Pouco depois, uma fuga se consolidou com doze ciclistas – entre eles Lennard Kämna, Johannes Staune-Mittet, Geoffrey Bouchard, Brieuc Rolland, Lorenzo Germani, Georg Steinhauser, Frank Van den Broek, Embret Svestad-Bardseng, Jesús Herrada, José Félix Parra, Diego Uriarte e Eric Antonio Fagúndez –, que chegaram a ter uma vantagem máxima de três minutos.
Na subida ao Turó del Puig, os fugitivos Georg Steinhauser (EF Education – EasyPost) e Johannes Staune-Mittet (Decathlon AG2R La Mondiale) atacaram e se estabeleceram nas encostas de Montserrat (8,8 km a 6,6%, com rampas de até 12%), mantendo 40 segundos de vantagem sobre um quarteto perseguidor (Parra, Bouchard, Rolland e Van den Broek) e pouco mais de um minuto sobre um pelotão que já vinha se lançando, com o UAE Team Emirates acionando sua estratégia.
Com um ritmo exigente, Marc Soler iniciou a seleção no pelotão e, a 3,5 km do final, desistiu para que Adam Yates continuasse o trabalho. Em seguida, Juan Ayuso, seu líder, atacou a 2,5 km do final, reordenando a disputa e iniciando um novo duelo contra Roglic. A Volta a Catalunya segue em ritmo acelerado e promete ainda mais emoções.
CLASSIFICAÇÕES: Volta a Catalunya 4ª etapa
Results powered by FirstCycling.com