O britânico de 19 anos, Matthew Brennan, alcançou sua primeira vitória no WorldTour na Volta a Catalunya, poucos dias depois de conquistar seu primeiro triunfo profissional.
Na primeira etapa da prova, em Sant Feliu de Guíxols, o jovem da equipe Visma-Lease a Bike alcançou o único escapado, Tibor del Grosso (Alpecin-Deceuninck), a poucos metros do final de uma subida, e resistiu ao forte sprint do principal velocista, Kaden Groves (também da Alpecin-Deceuninck).
Isso significa que o ciclista de Darlington acumula agora quatro vitórias consecutivas: duas com a equipe de desenvolvimento da Visma e, mais recentemente, com a equipe principal, no GP de Denain, realizado na última quinta-feira.
"Hoje o tempo estava complicado", explicou Matthew Brennan em entrevista pós-corrida.
"Fizemos tudo o que podíamos para manter a posição de frente e minimizar perdas. Quando nos aproximamos da chegada, sabíamos que a estrada costeira seria um ponto crítico, e consegui me posicionar bem com o apoio de alguns colegas ao meu redor."
"A partir daí, partimos para o sprint. No final, a situação era tão complicada que só restava dar o máximo. Estou muito feliz com o resultado. Agradeço imensamente a todos que estiveram envolvidos."
Ele acrescentou: "Assisti à etapa similar do ano passado ontem à noite e, assim que a Alpecin-Deceuninck se separou da frente, percebi que seria uma repetição daquele cenário. Basta administrar a situação e assumir a responsabilidade, e o resultado foi o melhor que poderíamos alcançar."
Groves comentou que a tentativa de Del Grosso de ir sozinho não fazia parte do plano, mas que o adversário simplesmente teve velocidade na descida. "No final, ele ficou sem forças, e eu também. Matthew Brennan é extremamente forte e me tirou do seu volante", afirmou.
Com cerca de 2 km para o final, Del Grosso se destacava à frente, mas logo foi alcançado por Matthew Brennan. Apesar de uma vantagem considerável – 80 metros de diferença a 500 metros da linha de chegada e o pelotão se aproximando –, Matthew Brennan lançou seu sprint e ultrapassou Del Grosso nos metros finais, conquistando uma vitória icônica.
"Não se podia desejar uma temporada melhor, para ser honesto. Estou realmente feliz", declarou Matthew Brennan em Denain na semana passada. Agora, a temporada promete ficar ainda melhor, pois o britânico usará a camisa de líder na etapa ondulada de terça-feira, que conta com uma subida de categoria um, mas termina com uma reta relativamente plana.