O belga termina fora do top 10 enquanto Mathieu van der Poel vence em Harelbeke
No E3 Saxo Classic, na última sexta-feira, Wout van Aert saiu frustrado ao admitir que “perdeu o ritmo” na subida do Taaienberg, momento decisivo iniciado por Mads Pedersen que acabou escapando dele na íngreme subida de paralelepípedos.
Durante grande parte da corrida, Wout van Aert permaneceu distante da briga principal, enquanto Matteo Jorgenson liderava o ataque para a equipe Visma-Lease a Bike, logo atrás do pelotão principal, em uma tentativa de garantir um bom resultado para o time holandês.
O americano, bicampeão do Paris-Nice, completou a prova em nono lugar, integrando um grupo que cruzou a linha liderado por Casper Pedersen, da Soudal Quick-Step, e que chegou a mais de dois minutos e meio atrás de Mathieu van der Poel. Enquanto isso, Wout van Aert terminou na 15ª posição.
“Perdi o ritmo no Taaienberg”, declarou Wout van Aert, ao cruzar a linha de chegada em Harelbeke, à emissora belga VTM. “Eu estava um pouco atrás, logo depois da quebra, por volta da 20ª posição, e a partir daí a corrida foi retrocedendo. Eu estava bem posicionado, mas cada lugar conta, principalmente antes do Taaienberg.”
Ele completou: “Não estava bem colocado para estar lá. Tentei me adiantar com os melhores do meu grupo, mas demorou para surgir uma abertura. Na Oude Kwaremont, consegui escapar com Florian Vermeersch [UAE Emirates].”
Após passar a maior parte das últimas duas semanas em altitude no Monte Teide, em Tenerife, Wout van Aert agora se prepara para voltar a mirar tanto a Tour of Flanders quanto o Paris-Roubaix, depois de uma queda importante no Dwars door Vlaanderen no ano passado que encerrou precocemente sua campanha nas Clássicas.
A equipe Visma-Lease a Bike também enfrentou problemas durante a corrida. Após se envolver em uma queda precoce, eles ficaram em posição desfavorável no momento crucial, quando os Ineos Grenadiers aceleraram na subida do Taaienberg e Mads Pedersen atacou, forçando-os a buscar posições inferiores.
Quando questionado sobre o que teria causado sua atuação decepcionante, Wout van Aert admitiu que não sabia ao certo: “É difícil dizer. Eu tive um bom final, mas esperava estar mais envolvido na corrida. Tinha a esperança de conseguir um resultado e isso não aconteceu.”
Enquanto isso, longe da chuva da Bélgica, a Visma-Lease a Bike comemorou vitórias individuais na Espanha e na Itália, com os britânicos Matthew Brennan e Ben Tulett conquistando duas etapas. Brennan, de 19 anos, venceu a quinta etapa da Volta a Catalunya – sua segunda vitória na semana – enquanto Tulett triunfou na quarta etapa da Settimana Internazionale Coppi e Bartali.