Um ciclista amador ucraniano, bastante atuante nas redes sociais, pedala ao lado de Van der Poel na preparação para Roubaix.
Artem Shcherbyna, ciclista amador ucraniano com forte presença online, teve a oportunidade de seguir de perto o astro holandês durante o reconhecimento do percurso. Em seu vídeo “on board”, é possível ver a bicicleta fazendo saltos pelo trecho lendário da prova que acontece neste domingo: a Paris-Roubaix.
A Paris-Roubaix transcende o conceito de uma simples corrida – é quase uma sentença. Cada paralelepípedo de seus extensos quilômetros julga sem piedade; não há espaço para favoritismos ou para a contemplação de nomes ilustres. Contudo, se há alguém que parece ter nascido para dominar esse desafio, esse alguém é Mathieu van der Poel. O holandês desembarca no Inferno do Norte como o grande favorito.
Este ano, os rivais não faltarão: Van Aert, Pedersen, Ganna, Philipsen ou até mesmo um Pogacar que surgiu de última hora tentarão impedir que o rei da lama reafirme seu reinado. Mas é inegável que ninguém se movimenta com tanta naturalidade entre o caos, as pedras, a poeira e a lama como ele.
A Paris-Roubaix é um verdadeiro teste de coragem, destinado àqueles que não temem a derrota, pois sabem que a glória sempre compensa o risco. E Van der Poel, com seu atual estado de forma, parece estar esculpindo sua própria lenda, pedra por pedra.