Advertisement

Conheça os 55 km de paralelepípedos da Paris-Roubaix 2025

Na edição deste domingo, a 122ª da Paris-Roubaix, os competidores enfrentarão 30 trechos de pavé que, juntos, somam 55 km dos 259 km totais da prova.

paralelepípedos da Paris-Roubaix 2025

Conhecida como o “Inferno do Norte”, a corrida dispensa apresentações. Considerada por muitos a prova mais inusitada do calendário ciclístico, a Paris-Roubaix gera sentimentos diversos: enquanto alguns ciclistas jamais encaram seus temíveis blocos de paralelepípedos durante as carreiras, para outros é um encontro imperdível, ano após ano.

O clima de expectativa ganha força com a estreia de Tadej Pogacar, que chegou após seu recente sucesso no Tour de Flandres. Segundo o estreante, “Será uma corrida extremamente difícil, mas com o meu estado de forma atual, é o momento ideal para tentar pelo menos”. Diferentemente de Flandres, o percurso na Roubaix não apresenta elevações tão acentuadas.

O trajeto da prova totaliza 259,2 km, dos quais 55,3 km são pavés – uma ligeira redução em relação aos 55,7 km do ano passado. São 30 setores de paralelepípedos, começando já no km 95, concentrando os maiores desafios nos últimos dois terços deste terceiro Monumento da temporada. O trecho mais extenso mede 3,7 km (de Hornaing a Wandginies) e o mais curto apenas 200 metros (Templeuve L’Epinette).

A organização, ASO (mesma responsável pelo Tour de France), classifica os setores com base em uma escala de um a cinco estrelas – sendo uma estrela os blocos relativamente mais “suaves” e cinco estrelas os mais desafiadores. Dos setores de maior dificuldade, destacam-se três, que se tornaram ícones da prova: o Bosque de Arenberg (2,3 km), Mons-en-Pevele (3 km) e o Carrefour de l’Arbre (2,1 km).

paralelepípedos da Paris-Roubaix 2025

Entre os ciclistas ainda em atividade, a expectativa é ver na linha de partida apenas Mathieu van der Poel (vencedor em 2023 e 2024) e Dylan van Baarle (campeão em 2022). John Degenkolb, vencedor em 2015, provavelmente ficará de fora devido a recentes problemas físicos. Como curiosidade, o atual campeão, Van der Poel, conquistou a vitória há um ano no velódromo usando o maillot de campeão mundial – peça que este ano será exibida pelo estreante Pogacar.

paralelepípedos da Paris-Roubaix 2025

No dia anterior, sábado, 12 de abril, acontecerá a quinta edição da Paris-Roubaix Femmes avec Zwift, a prova feminina, com um percurso total de 148,5 km, igual ao de 2024. O programa segue sem alterações quanto aos pavés: as mulheres enfrentarão 17 setores idênticos à parte final da prova masculina, totalizando 29,2 km de paralelepípedos

Após o último reconhecimento do percurso, realizado por Thierry Gouvenou, diretor do evento, tudo está preparado para um dos fins de semana mais especiais do calendário ciclístico – e, de certo, do esporte como um todo.