A 111ª edição do Liège–Bastogne–Liège acontecerá no domingo, 27 de abril de 2025.

Conhecida carinhosamente como La Doyenne, esta é uma das clássicas mais antigas do calendário do ciclismo. Sendo a última das clássicas de primavera antes do início da temporada das Grandes Voltas, a prova percorre 252 quilômetros, partindo de Liège rumo a Bastogne, realizando um retorno e cruzando novamente por Liège por meio de algumas das subidas mais exigentes dos Ardennes – entre elas, a icônica La Redoute.
Tadej Pogačar conquistou a vitória na edição anterior, superando Romain Bardet e Mathieu van der Poel.
Visão Geral da Prova
- Data: 27 de abril de 2025
- Local de partida: Liège
- Local de chegada: Liège
- Distância: 252 km
- Categoria: WorldTour
- Vencedor anterior: Tadej Pogačar (Eslovênia – UAE Team Emirates)
Evolução do Percurso
De 1992 a 2019, a chegada do Liège–Bastogne–Liège acontecia no subúrbio industrial de Ans, com a última subida – a Côte de Saint-Nicolas – situada a apenas 5,5 km da reta final em subida. Em 2019, o encerramento retornou ao centro de Liège, com a Côte de la Roche-Aux-Faucons definida como a última subida, situada a 13,3 km do fim.
Apesar da mudança, o Monumento não se transformou em uma prova para sprinters. Na edição chuvosa de 2019, Jakob Fuglsang (Astana) venceu após um ataque solitário na La Redoute. Em 2020, a corrida foi realizada no final de outubro, após ser adiada devido à pandemia. O recém-coroado campeão mundial, Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quickstep), iniciou o ataque decisivo na última subida, sendo seguido por Primož Roglič (Jumbo-Visma), Tadej Pogačar (UAE Team Emirates) e Marc Hirschi (Team Sunweb).
Após celebrar prematuramente sua suposta vitória, Alaphilippe foi ultrapassado por Roglič na linha de chegada e, posteriormente, rebaixado para a quinta colocação por irregularidades no sprint, com Hirschi e Pogačar completando o pódio.
A Côte de la Roche-Aux-Faucons teve papel crucial novamente em 2021, quando Tadej Pogačar lançou o movimento vencedor e, em seguida, venceu Alaphilippe e David Gaudu (Groupama-FDJ) no sprint final. No ano seguinte, Remco Evenepoel (QuickStep-AlphaVinyl) disparou na Côte de la Redoute, a 29 km da chegada, e venceu sozinho; Quinten Hermans (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) superou Wout van Aert (Jumbo-Visma) no sprint para conquistar o segundo lugar.
Em 2023, Evenepoel repetiu a façanha, atacando em uma nova subida não categorizada logo após a Côte de la Redoute e consolidando a vitória solo, enquanto Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) garantiu o segundo lugar no sprint do grupo de perseguição, à frente de Santiago Buitrago (Bahrain Victorious).
Após ter abandonado a prova no ano anterior com o pulso quebrado, Tadej Pogačar retornou triunfante em 2024, vencendo sozinho após um ataque devastador na Côte de la Redoute, a 34 km da linha de chegada. O perseguidor solo, Romain Bardet (dsm-firmenich PostNL), ficou em segundo com mais de um minuto de desvantagem, enquanto Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) completou o pódio no sprint do pelotão.
Vencedores Históricos
O Liège–Bastogne–Liège é um verdadeiro formador de lendas. Nenhum ciclista masculino acumulou mais vitórias na prova do que o maior nome do ciclismo belga, Eddy Merckx, com cinco títulos conquistados entre 1969 e 1975.
Alejandro Valverde (Movistar), que se aposentou em 2022, possui quatro vitórias (2006, 2008, 2015, 2017) – igualando Moreno Argentin (1985, 1986, 1987, 1991) – e detém o recorde de mais aparições no pódio, com oito vezes. Sua vitória em 2017 também o consagrou como o vencedor mais velho da prova, aos 36 anos e 363 dias.
Atualmente, apenas Tadej Pogačar (2021, 2024) e Remco Evenepoel (2022, 2023) contam com mais de uma vitória na história do Liège–Bastogne–Liège.
O Percurso da Liège–Bastogne–Liège de 2025
Nesta 111ª edição, o percurso terá 252 km, com 11 subidas classificadas, seguindo um traçado um pouco mais curto que o dos últimos anos. O trecho final continua a incluir a La Redoute, a Côte des Forges e a Côte de la Roche-aux-Faucons nos últimos 35 km da prova.
O Pefil da Liège–Bastogne–Liège de 2025
Equipes Confirmadas
- Alpecin-Deceuninck
- Arkea-B&B Hotels
- Bahrain Victorious
- Cofidis
- Decathlon AG2R La Mondiale Team
- EF Education – EasyPost
- Groupama-FDJ
- INEOS Grenadiers
- Intermarché – Wanty
- Lidl-Trek
- Movistar Team
- Red Bull – BORA – hansgrohe
- Soudal Quick-Step
- Team Jayco AlUla
- Team Picnic PostNL
- Team Visma | Lease a Bike
- UAE Team Emirates
- XDS Astana Team
- Lotto
- Uno-X Mobility
- Q36.5 Pro Cycling Team
- Totalenergies
- Tudor Pro Cycling Team
- Wagner Bazin WB